*GEOGRAFIA FISICATIPOS DE ROCHAS
As rochas são conjuntos naturais de minerais sólidos, denominados cristais, que se originam de forma natural na superfície. São formações variáveis quanto às características, formatos, cores, texturas e tamanho. Podem ser classificadas como: ígneas, sedimentares ou metamórficas.
As rochas ígneas, também chamadas de rochas magmáticas, são originadas pela solidificação do magma, material pastoso que recebe o nome de lava quando é expelido por vulcões. Tais rochas podem ser intrusivas ou plutônicas se formadas no interior da crosta terrestre e extrusivas ou vulcânicas se formadas por meio de erupções vulcânicas na superfície. São exemplos de rochas ígneas o granito e a pedra-pomes.
As rochas sedimentares são originadas a partir do acúmulo de detritos ou de partículas de outras rochas. Podem ser orgânicas, se formadas por acúmulo ou soterramento de materiais alterados ao manter contato com água ou outra substância, ou detrítica, se formada por fragmentos de rochas ígneas ou metamórficas. São exemplos de rochas sedimentares o arenito e o calcário.
As rochas metamórficas são originadas a partir da transformação de rochas ígneas e sedimentares provocada por variação de temperatura e pressão. Por tal motivo, as rochas metamórficas compreendem a maioria das rochas mais antigas do planeta. São exemplos de rochas metamórficas a ardósia, formada a partir do xisto, e o mármore, formado a partir do calcário.
Independente da formação das rochas, as forças atmosféricas se incumbem de desintegrá-las, dando origem a novas rochas metamórficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário