domingo, 5 de outubro de 2008

*GEOGRAFIA FISICA

AGENTES DE FORMAÇÃO DO RELEVO

O relevo corresponde às irregularidades contidas na superfície terrestre, sua formação pode ter duas origens provenientes de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos).
Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e vulcanismo e também são os mais importantes na configuração das formas de relevos. O primeiro influencia na formação de relevo por meio das acomodações das placas litosféricas que podem ser aproximações ou afastamento.
Os movimentos da placas litosféricas são provocados pela quantidade de calor existente dentro da Terra, dando origem às correntes de convecção que podem ser convergentes e divergentes, a primeira quando as placas se chocam e a segunda quanto se afastam.
O processo de vulcanismo interfere na formação do relevo, pois quando existe uma grande pressão no interior da Terra rompe as camadas da crosta. De uma forma geral o vulcanismo dá origem a duas formas de relevo, as montanhas e os planaltos.
Já os fatores exógenos (externos) formam o relevo por meio de erosões que podem ser pluvial (provocada pela água da chuva) e fluvial (provocada pelas águas dos rios e mar), nesses casos o relevo sofre alterações, pois o escoamento das águas o desgasta dando gradativamente novas formas.
As geleiras também promovem modificações no relevo através da erosão glacial, quando ocorrem avalanches e porções de rochas se desprendem, alterando assim o relevo do local. Por fim existe a modificação do relevo por meio da ação dos ventos, denominadas de erosão eólica.
O homem também é um agente externo de transformação do relevo, as modificações são provenientes das atividades e das relações humanas. O homem através do trabalho transforma o relevo segundo os interesses econômicos ou mesmo para habitação.

Nenhum comentário: