
OCEANIA
A palavra “Oceania” tem sua origem em Oceanus, o deus dos rios segundo a mitologia grega. A Oceania é o continente menor em área e segundo menor em população do mundo, compreendendo os seguintes países e ilhas: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua, Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.
Sem dúvidas, o principal país do continente é a Austrália, ocupando quase 90% de seu território. Este país é de grande importância para o continente, uma vez que é um dos países mais desenvolvidos do mundo, desta forma, a Austrália desempenha um papel essencial na região. Outro país bastante importante na região é a Nova Zelândia, se destacando no setor de alimentos.
A Oceania passa por sérios problemas ambientais, principalmente no que se refere aos lixos tóxicos depositados em seus mares. Estudos comprovam também que, com o aquecimento global, muitas ilhas situadas na Oceania irão ficar submersas. Além disso, vale dizer que o continente é um dos lugares mais utilizados para se fazer testes nucleares.
O clima predominante no continente é o tropical quente e úmido, contudo o calor na região é moderado devido à influência de correntes marítimas. A Oceania é o continente possuidor dos maiores índices pluviométricos do mundo, ultrapassando 2.000mm. Além disso, os vulcões Mauna Loa e Kilauea, no Havaí, produzem mais lava que quaisquer outros.
Em toda a área da Oceania existem 25 milhões de pessoas. Cerca de 16 milhões vivem na Austrália e são de origem européia. O restante é composto pela população autóctone e por asiáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário