VULCÕESVulcão é uma abertura na crosta terrestre que faz a ligação do interior da Terra com o meio externo. Por esta abertura pode-se expelir lava, cinzas, gases e outros materiais como o lapili (pequeno fragmento) e a pedra-pomes. Pode ser explosivo quando entra em erupção e derramam estas substâncias e não explosivos quando não entram em erupção.
Um vulcão explosivo assim procede pelo fato de estar localizado entre as placas tectônicas e quando estas se chocam liberam a lava extremamente quente armazenada no interior da Terra que se mistura com a água, o que forma vapor d’água e são liberados na superfície após explodir por causa da lava endurecida da explosão anterior que cobre a cratera. O vulcão não explosivo, porém se localiza no meio de uma determinada placa tectônica, o que impossibilita sua erupção, uma vez que não sente o choque entre placas.
Um vulcão é constituído por:
Magma: É a rocha derretida pela alta temperatura do interior da Terra que é rica em gases dissolvidos que permanecem armazenados na câmara magmática.
Lava: É a rocha derretida sem grande concentração de gases que é expelida pela abertura do vulcão.
Câmara Magmática: É o local onde o magma permanece armazenado.
Chaminé: É o canal por onde o magma e os gases armazenados na câmara magmática escapam.
Cratera: É a parte mais visível do vulcão que marca o fim da chaminé e o primeiro contato da lava com a superfície.
Cone Vulcânico: É um relevo situado na cratera formado pelo acúmulo de lava que se solidifica.
As erupções vulcânicas apresentam diferentes características, como:
Erupção Efusiva: É uma erupção mais calma, caracterizada por baixos cones de lava branda e suave liberação de gases.
Erupção Explosiva: É uma erupção mais agressiva, caracterizada por grandes explosões com altos cones de lava e forte liberação de cinzas.
Erupção Mista: É uma erupção que alterna erupções brandas e erupções agressivas que se apresenta com alterações nos gases e na viscosidade da lava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário